Cuidados com a visão durante o Home Office

15 jul Cuidados com a visão durante o Home Office

Durante a pandemia tem se falado bastante sobre o uso de máscaras e as recomendações dos órgãos de saúde, que alertam para não tocar boca, nariz e olhos com as mãos antes de higienizá-las.

Como medida de segurança, muitas empresas têm utilizado o método de trabalho home office. Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que 30% das empresas brasileiras devem manter o home office em suas jornadas de trabalho, mesmo após a pandemia do novo Coronavírus. Por isso, é preciso ter alguns cuidados com a visão, mesmo em casa, para evitar problemas futuros.

O que fazer:

Para não sobrecarregar a visão tire pausas, porém não adianta sair do computador e ficar no celular ou televisão.

Descanse a visão e fique longe dos eletrônicos durante essas pausas. Infelizmente a pandemia não tem dia para acabar e precisamos evitar outros problemas de saúde.

“Em frente ao computador, os olhos piscam menos e isso pode provocar sensibilidade à luz, irritação nos olhos, ardência, cansaço visual, olho seco e dores de cabeça. Para evitar esses problemas, é muito importante escolher um local adequado para trabalhar”, explica o oftalmologista do Hospital Santa Clara, Dr. André Luiz Rangel.

Uma das principais causas desses problemas visuais vem da luz do computador, que é muito forte. “É recomendado ficar a uma distância de 50 a 70cm do monitor e deixa-lo na altura dos olhos. E mesmo a luz sendo forte, não podemos dispensar a iluminação ambiente. Escolha locais bem iluminados para trabalhar. Para reajustar a visão, é importante fazer pausas de hora em hora para um descanso longe dos equipamentos. Use lubrificantes oculares, de acordo com as recomendações do seu oftalmologista e pisque bastante. O ato de piscar lubrifica os olhos e evita problemas causados pelo ressecamento da visão”, diz Dr. André.

Aqueles que usam óculos devem manter a receita em dia e usá-los corretamente. Óculos não foram feitos para ficar em cima da mesa ou dentro da gaveta.

“Os cuidados com a visão devem ser constantes também fora do horário de trabalho para chegar à velhice com uma boa qualidade visual”, finaliza o oftalmologista.

Fonte – Hospital Santa Clara



Carregando...