10 cuidados com os olhos no carnaval

08 fev 10 cuidados com os olhos no carnaval

Para aproveitar ao máximo a data festiva criamos uma lista com alguns cuidados com os olhos nesse carnaval. Afinal, a data é uma das épocas mais divertidas do ano, principalmente para aqueles que adoram soltar a imaginação com fantasias e maquiagens elaboradas.

Seja no bloquinho, atrás de um trio elétrico ou em uma pequena reunião com os amigos, confira abaixo 10 cuidados no carnaval para manter a boa saúde ocular e não perder a diversão. Boa leitura!

1. Use maquiagem ou pintura facial com cautela

Por conta da agitação é normal suar bastante e para evitar que a sua fantasia se desfaça ou acabe prejudicando a sua alegria, é recomendado não usar muitos produtos, bem como adereços.

Use apenas produtos de boa qualidade, prova d’água, hipoalergênicos e testados dermatologicamente. Nunca aplique produtos na pele e nos olhos sem fazer testes no antebraço ou pescoço e lembre-se que a pele do rosto é mais sensível.

Evite o compartilhamento de tintas faciais e itens de maquiagem. Caso necessite, utilize pincéis para aplicação e os higienize após o uso.

2. Cuidado ao usar lentes de contato

Se você usa lentes corretoras ou coloridas para complementar a fantasia, siga as instruções de higienização para não contaminar os olhos e prefira colocá-las antes de fazer maquiagem.

Não use lentes de contato fora do prazo de validade, rasgadas ou com aspecto diferente. Nunca durma com as mesmas ou compartilhe com outras pessoas.

3. Não exagere no glitter

O glitter é de fato um dos itens indispensáveis do carnaval, mas é preciso evitar o excesso. Em contato com os olhos pode danificar a córnea.

Faça testes de alergia, aplique um pouco no antebraço e verifique se o local apresenta reações como vermelhidão, coceiras e irritações, caso sim, suspenda o uso.

Opte pelo uso das biodegradáveis, pois são feitos com bases vegetais e dificilmente causam alergias. Para melhor fixação use produtos específicos como primers, cremes e colas.

4. Cílios vão além da beleza

Os cílios são como barreiras que impedem que partículas entrem em contato com os olhos. Também, têm a função de sensores, pois com a aproximação de objetos estranhos, os olhos automaticamente se fecham.

Portanto, ao utilizar adereços para olhos no carnaval, como os cílios postiços, tenha muito cuidado. Nunca use adesivos ou super cola, opte pelo uso de produtos próprios para fixação do adereço.

Evite também que as pessoas toquem nos seus olhos. Não compartilhe cílios e higienize após o uso, assim você poderá usar novamente, sem preocupações.

5. Aposte nos óculos de sol, mesmo em dias nublados

Os óculos de sol são acessórios versáteis, devido a variedade. Mas além da beleza, essas pequenas estruturas são grandes aliadas à saúde ocular.

Para cuidar dos olhos no carnaval e no dia a dia, priorize lentes com proteção UVA e UVB. O acessório também serve para a proteção física a mais, evitando o contato direto com objetos estranhos.

6. Fique de olho nas espumas, confetes e serpentinas

Cuidado, é normal jogarem espumas, confetes e serpentinas durante as comemorações. Nessas horas, proteja-se, pois em contato com os olhos pode causar irritações e até lesões mais severas.

7. Lubrifique os olhos no carnaval

Durante as festividades, use lubrificantes recomendados pelo seu médico para evitar o ressecamento e outros incômodos. Ao notar qualquer irritação, higienize bem as mãos e suspenda o uso.

Em qualquer um dos casos acima, solicite a ajuda de um especialista.

8. Cuide-se no verão

E na hora de sair ao ar livre, não devemos esquecer que estamos no verão, o sol não dá trégua. Ficar exposto a longas horas a luz solar pode ser prejudicial para todo o corpo, não só para os olhos no carnaval. Desse modo, hidrate-se, alimente-se bem, descanse e use protetores solares.

9. Mantenha a limpeza

Certifique-se de deixar as mãos limpas e separe um tempo para fazer a higienização correta dos itens utilizados na sua fantasia, bem como pincéis, cílios e outros adereços.

É importante reservar um tempo para fazer a limpeza da face. Utilize produtos específicos para a higienização delicada. Bem como sabonetes, demaquilantes, cremes e outros produtos próprios para a região dos olhos.

10. Não tente resolver problemas por conta

Com o carnaval, o risco de contração de doenças oculares como conjuntivite, síndrome do olho seco e ceratite, aumenta. Além de reações alérgicas aos produtos.

Então, fique atento aos sintomas, irritações, coceiras ou qualquer dano. Lave superficialmente os olhos com água filtrada abundante ou soro fisiológico. Em seguida, vá ao seu oftalmologista para verificar a situação.

Não tente solucionar o problema sozinho, a automedicação pode ocasionar em intoxicação e reações alérgicas que podem prejudicar ainda mais os olhos.

Fonte: Visão Hospital



Carregando...