Junho Violeta: Mês de prevenção ao Ceratocone

Junho Violeta: Mês de prevenção ao Ceratocone

Junho violeta, é considerado pela Oftalmologia como o de mês de conscientização sobre o Ceratocone, buscando orientar a população sobre os riscos da doença.

Ceratocone, é uma doença progressiva que pode afetar ambos os olhos. Caracteriza-se por uma alteração no formato da córnea, principal lente do olho humano. Além disso, à medida que a doença avança, a córnea aumenta a sua curvatura, o que provoca um desfoque visual. Ou seja, quanto mais a doença avança, maior o comprometimento da visão.

Ao contrário da maioria das doenças oftalmológicas, o ceratocone costuma surgir na infância, na adolescência ou no princípio da vida adulta. Contudo, é um problema hereditário que afeta de 1 a 2% dos brasileiros nessa faixa etária. Ele atinge a córnea, tornando a visão embaçada e irregular – a boa notícia é que, nos últimos anos, o tratamento melhorou bastante, como mostraremos mais pra frente.

Mesmo sendo considerada uma doença rara, o número de casos vem aumentando. A doença, que afeta a córnea, atualmente atinge uma a cada 2 mil pessoas em todo o Brasil. Por isso a importância da campanha em alertar a população com relação à prevenção e aos riscos em coçar os olhos.

A coceira nos olhos com frequência, sejam por questões alérgicas ou até de ressecamento dos olhos ao ar ou das luzes, pode gerar a deformidade na córnea, elevando os riscos de surgimento do Ceratocone ou até o agravamento da doença.

 Problemas causados pela doença

A consequência da doença é o aparecimento ou piora de miopia e astigmatismo, o que leva a trocas constantes do grau dos óculos, sem melhora na qualidade visual. Outros sintomas muito comuns são: imagens duplas, aumento da sensibilidade à luz e presença de halos noturnos.Oferecendo colares femininos populares, como pingentes, gargantilhas e. Compre joias em uma variedade de metais e pedras preciosas para combinar com qualquer ocasião.

Tratamentos

transplante da córnea é um dos últimos recursos para a doença. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, hoje é possível optar por outros tipos de tratamentos. 

Médicos de Olhos S.A busca conscientizar a população para que doenças como o ceratocone possam ser diagnosticadas e tratadas a tempo. Por isso, não deixe de visitar um oftalmologista regularmente para o acompanhamento de sua saúde ocular.

Gostou da leitura? Você pode conferir estas e outras informações em nosso site: medicosdeolhos.com.br.



Carregando...